Como divulgar seu livro no Facebook: o básico

Um tempo atrás, vários escritores responderam ao meu chamado em um grupo do Facebook, dizendo que que gostariam de participar do podcast Papo de Autor (ouça aqui o primeiro episódio). Eu entrei no perfil de cada uma para stalkear saber mais sobre que gêneros eles escreviam e em qual episódio cada um se encaixaria melhor. Imagine qual foi a minha surpresa ao não encontrar as informações que eu precisava! Em nenhum lugar do perfil da pessoa está escrito quais livros ela escreveu.

Isso me levou a publicar uma pequena lista de dicas naquele grupo. O pessoal achou as dicas úteis, por isso decidi detalhar e publicar aqui. 🙂 Vamos lá?

 

O que esse autor publicou? Qual é o gênero? Editora? Onde posso comprar o livro? Será que estou olhando o perfil da pessoa errada?

 

O mais importante: facilite para quem já quer saber sobre você

Quando o assunto é divulgação no Facebook, a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas é publicar a foto do livro acompanhada de uma citação e com sessenta amigos marcados. Calma lá! Para começo de conversa, ninguém gosta de ser marcado em propaganda. Sim, por mais que seu livro seja um bem cultural, não existe outro nome para esse tipo de publicação a não ser “propaganda”. Então vamos parar de incomodar os outros, pois ninguém é obrigado a ler o que você publica. Nesse artigo eu digo tudo o que você não deve fazer ao divulgar o seu livro.

Você não precisa e nem deve falar do seu livro o tempo todo. Em vez disso, é melhor criar conteúdo útil e interessante. Quem gostar do que você diz e da sua forma de ver o mundo com certeza vai procurar saber mais sobre você. É nesse momento que vai descobrir os detalhes dos seus maravilhosos livros. Mas, para que isso aconteça, essas informações precisam estar acessíveis. Vamos facilitar a vida dessas pessoas?

As dicas que eu vou dar hoje são tão simples, mas tão simples, que acabam passando despercebidas por muitos autores. Mas não confunda simplicidade com irrelevância. São conselhos úteis. Se você ainda não segue, garanto como vai notar a diferença. Ah, importante dizer: não precisa fazer tudo ao mesmo tempo.

 

Antes de tentar dominar o mundo, não se esqueça de colocar ordem na sua própria gaiola.

 

1) Inclua o nome do seu livro na descrição do seu emprego

O seu perfil permite colocar o local onde você trabalha. Mesmo que tenha outra ocupação (a maioria dos autores tem), isso não impede de incluir que você é escritor. Mas nem pense em deixar “Escritor na empresa Amazon” ou “Escritor na empresa Wattpad”. Isso não diz nada sobre você! Em vez disso, coloque a fanpage do seu livro na área destinada ao nome da empresa. Assim, quem quiser saber mais sobre o livro pode simplesmente acessar a fanpage.

 

2) No avatar, coloque uma foto sua com um de seus livros

Sabe por quê? Porque, a partir do momento em que você assume a postura de autor, os seus amigos e contatos vão reconhecê-lo como tal.

Se você escreveu quinze livros, não precisam aparecer todos. Escolha o mais novo, ou mais famoso, ou mais bonito… Brinque com a câmera e veja o que funciona melhor. Se você tiver publicado apenas em formato digital, pode ser uma foto segurando o Kindle ou tablet com a capa do livro aparecendo. O importante é mostrar o seu trabalho.

 

Macaquito? Não, querido. Agora eu sou o macaquito autor! Tcharaaaaam!

 

3) Na imagem de topo, use uma foto com todos os livros

Essa imagem é maior, então dá para brincar mais. Aproveite para mostrar o que você já fez de melhor. Se tiver publicado só um livro, também dá para fazer algo bem especial. Monte uma imagem legal no Photoshop ou tire a foto perfeita.

Certa vez, eu vi um autor mudar a imagem de topo dele para uma com os quatro livros escritos. O primeiro comentário recebido foi de um amigo próximo, dizendo: “Já são quatro???”. Veja só! As pessoas nem sabiam o quanto ele já tinha escrito! Isso mostra como essa imagem pode manter seu público informado.

 

4) Inclua links na descrição da imagem de topo

Muita gente vai ver as capas dos livros no topo do seu perfil. Com certeza algumas delas vão querer saber mais, ler a sinopse, descobrir onde podem comprar. Facilite a vida delas. Na descrição, fale um pouquinho sobre o que você escreve e deixe alguns links úteis, como a página de compra no site da editora ou a página do livro no Skoob.

 

Pronto! Agora que você tem o básico, já pode começar a pensar em expandir a divulgação.

 

5) Tenha um site ou blog

Já aconteceu de eu procurar informações sobre um autor e não encontrar nada substancial. É uma entrevista em blog aqui… uma página de Skoob acolá… e mais nada. Não sei onde a pessoa mora, nem quais são todos os livros que ela escreveu, nem qual é a editora, nem nada. Alguns não têm nem perfil no Facebook. Assim não dá! Se você é um desses autores, é provável que esteja perdendo algumas oportunidades bacanas, pelo simples fato de não possuir presença digital.

Para quem pretende seguir carreira como escritor, possui um site é imprescindível. Este é o local para você reunir absolutamente tudo sobre você e sobre seus livros. Assim, ninguém vai ter que bancar o Sherlock Holmes e sair coletando informações internet afora. E você pode colocar o link no seu perfil do Facebook. Algumas ferramentas na internet permitem que você tenha um site gratuito. Eu recomendo o WordPress.

Deixo aqui como exemplo o meu próprio site. Dentre as várias coisas que você encontra lá, gostaria de ressaltar as que julgo mais importantes. E fica já como dica, o que não pode faltar no seu site:

  • Biografia do autor, incluindo cidade onde mora, formação acadêmica e principais influências;
  • Links de todas as suas redes sociais;
  • Capa, sinopse e links de compra de cada um dos livros;
  • Book trailer, se tiver;
  • Aparições na mídia, como jornais, revistas, rádio, televisão… Lembre de incluir as resenhas em blogs;
  • Fotos, muitas fotos! De lançamentos, palestras, feiras, premiações… Todo mundo adora fotos.

 

Fazer um site é difícil? Existem coisas que são mais… Garanto que o site dá mais resultado.

 

Encerrando…

Como disse, as dicas são simples. Porém, ter um perfil informativo é fundamental. Afinal, se a pessoa está procurando saber mais sobre o seu trabalho, você não perde nada ao facilitar essa tarefa.

Em uma próxima oportunidade, vou falar um pouco sobre o que é legal publicar no seu perfil pessoal e o que é melhor deixar na fanpage do livro.

Abraços!

Autor(a): Karen Soarele

Escritora de literatura fantástica, com quatro livros publicados. Ilustradora de revistas infantis e jogos para celular, atualmente se aventurando em terras canadenses.

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  • Mariana Negreiros

    Oi Karen, estou começando. Acabei de publicar o meu livro “Os Segredos de um Colar”. É um romance juvenil. Adorei suas dicas. Foram essenciais para criar o meu site. Passa lá depois e dá uma olhada. Veja o que acha. É muito bom ter alguém aberto a compartilhar as experiências para nos ajudar a começar do jeito certo. Parabéns pelo site e obrigado pela ajuda! Meu site é https://mariananegreirosblog.wordpress.com . Aguardo sua visita e comentário. 🙂 O livro ainda nem chegou para mim rs. Então não consegui postar a foto com ele ainda, mas semana que vem deve chegar. Aguardo ansiosa. Bjs. Mariana Negreiros