Depoimentos sobre editoras

Se você é autor iniciante em busca de editora para seus livros, essa página é para você. Antes de assinar contrato, veja o que outros autores têm a dizer sobre a experiência trabalhando com a editora.

Se você é autor já publicado, mande seu depoimento! Seja ele positivo ou negativo, será muito bem-vindo. É só mandar uma mensagem privada no nosso Facebook.

 

Depoimentos sobre editoras

No início da carreira literária, é muito difícil ser contratado por uma editora tradicional, daquelas que pagam royalties para o autor. A maioria dos escritores acaba optando por pagar para que uma editora prestadora de serviços transforme seu texto de word em um livro-objeto. Em certos casos, vão usar o termo “parceria” ou dizer que você precisa “adquirir alguns exemplares”, “fazer uma pré-venda”, ou ainda um “financiamento coletivo”. Dá na mesma, já que o dinheiro está fluindo de você para a editora. Você é quem está tornando o projeto possível.

Não há demérito nesse tipo de publicação. Grandes nomes da literatura nacional e internacional começaram suas carreiras dessa maneira. Mesmo assim, atenção: analise muito bem a proposta antes de assinar qualquer contrato. Existe todo tipo de empresa no mercado. Algumas bem intencionadas, outras que não oferecem aos autores a dedicação que merecem. Já ouvi falar de sonhos que se tornaram pesadelos. É por isso que foi criada a página “Depoimentos sobre editoras”, para que você possa basear sua escolha na experiência de quem já publicou.

Se você é autor já publicado e quer compartilhar sua experiência, mande uma mensagem privada no nosso Facebook. Sua identidade será preservada.

Sucesso a todos!

 

Autografia

Experiência ruim: “Disseram que eu ganhei um concurso deles de publicação gratuita e eu, inexperiente, assinei contrato, não sem antes consultar um advogado. Lá nada falava em contrário. Não mencionava pagamento, só o que estava em direitos autorais e cláusulas caso eu não quisesse lançar de multa de 2000 reais e de 5000 se eu rompesse o contrato. E mais. Só com convites enviados e livro na gráfica meu livro “ficou caro” e perdeu direito de gratuidade. E tive que pagar 1450 reais por 50 livros. Meu livro impresso está até na Amazon… Legal, né? Mas nunca me avisaram… Como descobri? A Amazon me enviou e-mail sugerindo comprar meu próprio livro… Falei tudo Isso pro meu amigo… Ele disse que 1450 era barato, eu retruquei sobre estelionato. Ele disse que foi barato… Publicou e passou a recomendar…”

Drago

Experiência boa: “Apesar de ter sim alguns problemas, estou gostando pois é uma editora pequena que está apostando em novos escritores. As capas dos livros são lindas e o trabalho é impecável. Contudo, tive alguns problemas com prazos e acho que a editora peca um pouco na distribuição dos livros. Porém recomendo a experiência pois considero o custo x benefício para autores iniciantes bem legal.”

Modo

Experiência ruim: “Não publiquei com eles, mas fui lesada em uma participação em Bienal. A editora abriu as portas para que autores de fora agendassem uma sessão de autógrafos e tivessem seus livros vendidos no stand deles, desde que pagassem certo valor. Paguei, enviei meus livros para eles pelo correio e fui. No dia tudo correu bem, eles foram atenciosos e muitos leitores foram ao stand especialmente para me ver. O problema foi depois da Bienal. Mandaram para mim todas as notas fiscais de venda dos meus livros, numeradas e descritas corretamente. Devolveram os livros que não foram vendidos na quantidade certa. O problema, vocês já devem ter imaginado, foi que nunca me pagaram!!!!!! Disseram que iam ter que parcelar porque alguns leitores compraram no cartão. Pagaram a primeira parcela e mais nada. Tentei entrar em contato milhões de vezes, mas se fazem de mortos. Ficaram me devendo R$ 400 dos livros que eu publiquei em outro lugar e vendi por mérito próprio. Fui roubada.”

Multifoco

Experiência ruim: “No começo fiquei super empolgado pois segundo me disseram, seria totalmente grátis, exceção da revisão do original que eu poderia contratar com eles ou algum outro profissional desde que assinasse a mesma. Faltando pouco para o lançamento (em uma espaço bem legal deles aqui no RJ), eles me perguntaram quantos livros eu iria querer para a noite lançamento e que estes livros seriam por minha conta. Confesso que me surpreendi, mas deslumbrado, acabei comprando uma grande quantidade de livros pois isto geraria economia de escala. Não tinha idéia do quanto é difícil vender livros por ser praticamente um marinheiro de primeira viagem. Resumindo, me endividei e tenho livros até hoje em casa. Além disso, mesmo tendo contratado a revisão com eles, o livro teve alguns erros e quando fui reclamar, disseram que eu aprovei o original e com ele, os erros que não reparei.”

Experiência ruim: “Quando eu publiquei com a Multifoco, perguntei e pesquisei e NINGUÉM me alertou. Depois, vi que tinha até grupo no Facebook dos passados para trás. A editora não fez nada do que prometeu. Teve uma vez que vários de nós nos encontramos e levamos os livros que ela nos entregou: um pior que o outro!”

Experiência ruim: “Foi meu primeiro livro e tudo pareceu ser fantástico até eu me dar conta da falta de profissionalismo. Marquei o dia do lançamento com a livraria e foi cancelado duas vezes porque os livros não haviam chegado, e ninguém tinha avisado com antecedência que havia dado problema na máquina de impressão. Os livros vieram faltando um. Houve corte num parágrafo da história e me foi prometido um ebook de cortesia, porém nunca aconteceu! Foram alguns e-mails ignorados também, e a demora pela resposta de outros. Infelizmente saí e hoje digo a todo autor iniciante que não escolham a editora de cara, pensem bem, o prejuízo vai ser todo seu.”

Selo Jovem

Experiência boa: “A editora oferece um custo-benefício interessante para o autor iniciante, solicitando a compra de poucos livros caso sua obra seja selecionada. A qualidade da capa e do material utilizado nos livros é boa, pois a editora imprime seus próprios livros, isso não é terceirizado. Os pontos negativos ficam por conta da distribuição limitada ao site da editora e ao esforço do autor, e de pequenos serviços como revisão, que não foi tão boa como gostaria. Mas, no geral, é uma ótima opção para novos autores!”