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Resenha de “Bora Vender”

Resenha “Bora vender”

Everton Rosa

É possível começar a vida profissional vendendo cartões de visitas e doze anos
depois se tornar o “rei do e-commerce” após lançar uma plataforma de criação
de lojas virtuais que movimentou 547 milhões de reais em três anos e vendê-la
para a maior empresa da América Latina de tecnologia de e-commerce e hoje
ser diretor dessa empresa e transacionar 1 bilhão de reais?
Alfredo Soares responde a essa pergunta com um enorme “sim” nesse livro
empolgante, repleto de aprendizados, orientações práticas e casos reais
extraídos de sua própria trajetória de vida pessoal e profissional.
Mas será que o livro tem utilidade para nós, que mal sabemos como vender
nossas próprias ideias?

É o que descobriremos nesta resenha. Acompanhe-nos e boa leitura!

Informações técnicas
Título: A melhor estratégia é atitude. Bora vender.
No de páginas: 223
Editora: Gente
Preço médio: R$ 25
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“Bora vender” é uma obra escrita por Alfredo Soares, fundador da XTECH
COMMERCE, plataforma de criação de lojas virtuais que movimentou 547
milhões de reais em três anos e que, no final de 2017, foi comprada pela
VTEX, maior empresa da América Latina de tecnologia de e-commerce.
Também fundou a SocialRocket, plataforma de automação para Instagram que
transforma perfis em canais de vendas. Com ela, em dois anos Alfredo e sua
equipe chegaram a mais de 150 mil usuários cadastrados em 7 países.
A obra de Alfredo Soares pode ser chamada de “um guia para o empreendedor
que põe a mão na massa e vende”.
O prefácio quem assina é Rony Meisler, fundador da Reserva e especialista em
varejo omnichannel e construção de marcas.
Quem fez a apresentação do livro já dizendo que – empreender é coisa para
obstinados – é o editor-chefe da Forbes do Brasil – João Vicente Bernardo.

 

 

O livro tem dez capítulos cujos títulos são estes:
Arte ou habilidade, é necessário executar O primeiro passo é difícil, mas não impossível;

Todos somos vendedores;
Faça, erre, aprenda e refaça rápido;

O poder do marketing;
Pense grande e execute maior ainda;
Seu cliente é sua melhor mídia;
Uma estratégia para ser replicada;
Muito risco, pouco ego;
Empreender não é profissão, é um estado de espírito.

No final de cada capítulo o autor convoca o leitor para escrever 5 insights que teve durante a leitura e fazer seu plano de ação.
E no final do livro, o leitor ganha um bônus – Guia para montar sua loja virtual de sucesso.

Com uma linguagem fácil, escrita como se o autor estivesse conversando com você numa cafeteria, o livro não foi escrito para aqueles que sonham em criar o próximo Facebook ou Twitter, nem se restringe ao nicho de empreendedores digitais da internet (como o autor, um empreendedor digital poderia sugerir).

Pelo contrário, o autor narra suas histórias de sucesso (mencionando erros, tentativas, aprendizados e acertos) e partes de sua trajetória também no mundo off-line até chegar aqui.

Os casos contados no livro são realmente numerosos e instigantes, afinal, o autor teve inúmeras experiências de vida que vale a pena conhecer e aprender com elas.

Alfredo começa o livro trabalhando com dois conceitos-chave: caráter e atitude.

Ambos se correlacionam, pois a busca por um trabalho que proporcione expressar forças de caráter como honestidade e perseverança, além de ter atitude que seja coerente com seus princípios e valores depende, fundamentalmente, de você gerar valor para os outros através do simples ato vender, ou seja, de ajudar outras pessoas. Para que você possa viver da sua paixão que, no caso do Alfredo é vendas, é preciso que você aja de maneira correta com os outros.

Deve haver uma convergência entre aquilo que você ama fazer, e o que as pessoas estão dispostas a comprar.
Para que essa convergência ocorra, você precisa satisfazer as necessidades de outras pessoas, bem como saber promover seu produto ou serviço. E isso se faz não mostrando características ou recursos desinteressantes, de forma
mecânica, mas sim relacionando o seu produto ou serviço a benefícios atraentes, uma vez que a maioria das necessidades das pessoas são emocionais: elas querem ser bem tratadas e reconhecidas.
Uma das orientações do autor é que, seja qual for o seu projeto, você precisará de altas doses de honestidade consigo mesmo. Pois é isso que o fará mais forte do que o medo e o desejo de desistir, os maiores perigos na vida de empreendedor.

Em outro ponto do livro ele fala que, de tanto buscar o dinheiro acabamos nos afastando dele. Então você aprende que tem de priorizar o propósito, quem você quer atingir.
Para Alfredo, a essência das vendas não é sobre trocar produtos e serviços por dinheiro, e sim criar experiência e encantar quem está do outro lado, seu cliente, seu parceiro.

Ao longo do livro todo o autor deixa a entender que empreender tem a ver com execução. É ir lá, pôr a mão na massa, fazer, errar, aprender, refazer.
Em sua empresa a XTECH COMMERCE a execução foi potencializada. Ele conseguiu passar por todos esses passos muito rapidamente em três anos.
Não adianta nada gastar horas e dias em cima de uma ideia ou no planejamento de um negócio, mas demorar muito para colocá-lo em prática.
Não importa se sua primeira venda render apenas R$ 10,00, dê um jeito de fechá-la o quanto antes. Fora isso, trabalhe para melhorar o que está dando certo, ao mesmo tempo em que abandona o que não está funcionando mais.
Sucesso é uma questão de execução, não de ideia. E pensamento não gera fluxo de caixa.
Outros importantes aprendizados que Alfredo levou a sério e compartilha no
livro:

– Conecte-se com as pessoas regularmente. Criar produtos e serviços é
somente uma parte da equação. É preciso também ter uma rede de
relacionamentos e promover a própria imagem em seu meio de atuação;
– O foco é mais importante do que qualquer coisa. Independentemente da
sua área de atuação, o negócio só irá para frente se você ganhar dinheiro com
ele. E garantir a saúde do negócio envolve não somente saber estabelecer um
preço adequado para seu produto ou serviço, mas também só focar em coisas
que tenham relação direta com as vendas.
– Avalie se vale a pena ter um sócio ou continuar fazendo tudo sozinho.
Esse é um ponto crucial para qualquer negócio. E com Alfredo não foi
diferente. Alguns empreendedores optam por ter um sócio, a fim de ganharem
mais tempo e expandirem a empresa, ao passo que outros, principalmente
aqueles que optaram por “continuar pequeno” preferem manter o controle de
todo processo. Aqui, não há uma resposta definitiva, nem um consenso,
valendo a máxima: cada caso é um caso. Alfredo optou por ter sócios desde o
início de sua trajetória.
– As pessoas exageram a importância do fracasso. É fato que ao longo da sua caminhada você cometerá erros e que muitas pessoas desistem no meio do caminho. Mas você pode muito bem alcançar o sucesso rapidamente, como
a própria história do Alfredo mostra. Por que não? Não se sinta desencorajado pelo que os outros dizem: realize aquilo que você acha que é o seu propósito e trabalhe muito para conquistar seu lugar ao sol. Mais cedo ou mais tarde você
chegará lá.
– Você nunca pode deixar o ego atrapalhar seu objetivo. Muito risco e pouco ego. Este é outro segredo para você conseguir encontrar a riqueza.
– O dinheiro não é tudo. Com o pai do Alfredo ele aprendeu isso bem cedo.
Seu pai trocou a estabilidade de um emprego pela autonomia no trabalho, ganhando menos mas tendo mais liberdade e tempo para estar com a família.
Alfredo viu seu pai dizer “não” para o dinheiro e “sim” para o estilo de vida que queria ter.
– Tenha sempre sua própria marca como profissional e pessoa. Seja mais importante que a sua cadeira. Nunca se torne o tipo de profissional que a sua cadeira tem os contatos. Se um dia você não se sentar mais naquela cadeira, não ocupar mais aquele cargo, as pessoas e empresas não vão mais tratá-lo da mesma maneira. Então tenha sempre sua própria marca como profissional e como pessoa.
– Você não precisa ser o melhor em tudo. Todo mundo que tem negócio ou quer ter, precisa investir muito em um bom time.
– Trabalhe pelo seu negócio, não o contrário. Decisões difíceis fazem com que a persistência se torne essencial para que você alcance um patamar de sucesso.
– Não existe atalho, tem que manter a constância. Tudo na vida vai; suas atitudes e seu caráter são as únicas coisas que vão passar de geração a geração.
– Elementos-chave dos grandes vendedores: empatia, disciplina, curiosidade e paixão pelo que faz.
– Só existe uma profissão no mundo: vendedor.
– Pense grande e execute maior ainda. Pensar grande é ter visão.
– Os grandes resultados vêm das renúncias que você faz, e não do sim que você é tentado a dizer a todo instante.
– Seja o melhor para o seu cliente, não queira ser o melhor do mundo. Uma máquina de vendas é criada quando você consegue sair do “o que” você vende para “para quem” você vende.
– Quer ter o que ninguém tem, então faça o que ninguém faz.
O Brasil é um país de contrastes. Ao mesmo tempo em que é o terceiro país do mundo com a maior quantidade de empreendedores, é também um dos países em que a cultura do concurso público ainda tem muita força. Entre esses dois opostos, e considerando ainda as dificuldades de se conseguir capital para abrir um negócio próprio, será que as dicas contidas nesse livro seriam de bom proveito em terras brasileiras?

A resposta é afirmativa. Alfredo mostra, com exemplos reais e dicas práticas, que é perfeitamente possível viver de sua paixão, tendo liberdade para fazer o que mais gosta, e ainda gerar valor para a sociedade, ajudando outras pessoas com suas competências, naquilo que você mais gosta de fazer, e tudo isso com um orçamento inicial reduzido. É claro que nem tudo caminha como um mar de rosas, e você precisará se preparar bastante para conseguir sucesso em sua atividade, aprendendo com os próprios erros, e tropeçando no meio do caminho.
E para quem não se destina esse livro? É importante responder a essa pergunta, pois nem todos poderão tirar proveito do conteúdo da obra, e, assim, gastarão um tempo desnecessário lendo-a. Dessa forma, após concluir sua
leitura, eu não recomendo esse livro para quem quer passar sua vida sendo funcionário público, ou fundar uma grande startup de Internet, ou ainda ser um empregado de uma grande empresa.
Agora, se você de eja começar um negócio numa atividade pela qual você é apaixonado, e se, por consequência, você deseja ter uma remuneração atrelada ao seu mérito (mais mérito = mais renda), então eu recomendo
fortemente esse livro, que lhe dá o be-a-bá de como trilhar o caminho para ser o seu próprio patrão, fazendo aquilo que você mais gosta, com mais liberdade, e ainda por cima gerando valor para outras pessoas.
Por essas e outras, após fazer esta leitura, só posso dizer que a lição mais
importante de todo o livro é: a melhor estratégia é atitude: bora vender!

Resenha feita por Yara Rocca