Tormenta 20 alcança a meta em uma hora, bate recordes e derruba o Catarse

Quem acompanha o Diário de Escrita sabe que tenho me dedicado semana após semana no que viria a ser o financiamento coletivo de Tormenta 20, a nova edição do maior RPG do país. Pois bem, o financiamento está no ar!!!! 😀

Apoie #Tormenta20 no Catarse

 
Eu pretendia vir aqui hoje anunciar que a campanha começou. Porém, para meu alívio, alegria e até surpresa, a campanha JÁ BATEU A META!

O financiamento coletivo começou hoje ao meio-dia. Quinze minutos depois, o site do Catarse não resistiu à grande quantidade de acessos e caiu! O Catarse até postou um tweet se desculpando com os fãs de Tormenta. Assim que o site conseguiu voltar à ativa, a meta de 80 mil reais foi batida às 13:10.

Enfim, está no ar! É um sucesso! Em menos de seis horas de campanha, Tormenta 20 já se tornou a campanha de RPG mais bem-sucedida da história do país! Vamos lá, apoie você também! 😀

E se você está chegando agora e não faz a menor ideia do que eu estou falando, não se preocupe. As informações estão todas abaixo. Ah, e é importante dizer: esse RPG de mesa é uma porta de entrada para quem quer começar a jogar!

 

 

Universo de RPG mais longevo do país comemora 20 anos com nova edição via financiamento coletivo

Tormenta 20 convida os fãs para apoiarem e opinarem na nova versão do RPG de mesa.

Criado em 1999, Tormenta surgiu como um cenário para jogos de RPG. Desde então, cresceu e recebeu novas publicações, como romances e quadrinhos. Nesses vinte anos, nunca deixou de ser publicado e veio a se tornar o maior universo de fantasia do país, com dezenas de milhares de fãs. Para celebrar o 20º aniversário, os criadores decidiram publicar uma nova versão do jogo, intitulada Tormenta 20. A nova edição conterá regras mais ágeis, que visam facilitar a entrada de novas pessoas no hobby, e será viabilizada por financiamento coletivo no Catarse, a partir de 10 de maio. Durante a campanha, os apoiadores poderão opinar em aspectos importantes do livro.

 

Como será o livro Tormenta 20

Originalmente, o cenário de Tormenta foi a público como um encarte de 80 páginas na revista Dragão Brasil número 50. Lançado no VII Encontro Internacional de RPG, o conjunto de revista e encarte foi a publicação mais vendida do evento, tendo esgotado seus 500 exemplares muito antes do evento terminar.

Naquela época, no entanto, os meios de produção gráfica disponíveis eram um pouco limitados. Nos vinte anos que se seguiram, houve uma evolução tanto no conteúdo do livro — seus textos, regras e ilustrações — como também na qualidade dos materiais. O livro novo será feito em edição de luxo, com capa dura, papel de alta qualidade e inteiramente colorido. As regras serão simplificadas, para agilizar o início do jogo, e conterá textos e artes inéditas.

 

Como será o financiamento coletivo

O financiamento coletivo será realizado através da plataforma do Catarse, com início marcado para o dia 10 de maio, e poderá ser acessado a partir do endereço www.Tormenta20.com.br. Atualmente, o link redireciona para uma página com informações prévias sobre a campanha.

Assim que o financiamento coletivo começar, os apoiadores poderão escolher entre as opções de recompensas, que incluem a versão física do livro, a versão digital e diversos brindes comemorativos, sendo que alguns serão exclusivos para apoiadores da campanha.

Além disso, os apoiadores terão seus nomes impressos no livro e poderão opinar em quais raças jogáveis entrarão presentes no manual, ou até receber material para playtest. Segundo os criadores, “Tormenta 20 está sendo criado com base em vinte anos de feedback do público, e a campanha tem como objetivo reunir os amantes do RPG em uma grande celebração.”

Nas redes sociais, os fãs utilizam a hashtag #Tormenta20 para compartilharem suas fotos e histórias envolvendo o RPG.

 

Como jogar RPG de mesa

Além de reunir os fãs de longa data, a nova edição tem como objetivo incentivar mais pessoas a se aventurarem no RPG de mesa. Para começar a jogar, será necessário apenas o Tormenta 20, um conjunto de dados de RPG, lápis, papel e um grupo de amigos. Outros materiais podem complementar a experiência, apesar de não serem essenciais. Os apoiadores da campanha receberão brindes comemorativos e limitados.

Com o livro em mãos, o primeiro passo na criação de personagem é escolher uma raça, entre as clássicas: humano, elfo e anão, as inusitadas: goblin e minotauro, ou as exclusivas: qareen, lefou e meio-dríade. O segundo passo é escolher uma classe, entre: bárbaro, bardo, clérigo, druida, guerreiro, ladino, mago, paladino e ranger. Mais raças e classes poderão ser adicionadas à lista, dependendo da quantidade de apoiadores na campanha.

Tendo o básico do personagem, basta adicionar suas habilidades, equipamentos e magias, além de sua história pregressa. E começar o jogo, guiado pelo mestre — o membro do grupo responsável por dar vida ao mundo que será explorado pelos jogadores.

 

Sobre os autores de Tormenta

Marcelo Cassaro é autor das HQs Holy Avenger, DBride: A Noiva do Dragão e 20Deuses, entre outras. Como game designer, criou 3D&T, além de RPGs baseados em Street Fighter, Final Fight, Darkstalkers e Megaman. Atualmente, também é roteirista de Turma da Mônica Jovem e Chico Bento Moço.

Leonel Caldela é autor dos romances O Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo, O Terceiro Deus, O Caçador de Apóstolos, Deus Máquina, A Flecha de Fogo (Jambô), O Código Élfico (Leya), A Lenda de Ruff Ghanor e Ozob: Protocolo Molotov (Nerdbooks). Mestre de RPG no Nerdcast, podcast do site Jovem Nerd.

M. Trevisan é editor executivo da Dragão Brasil, a maior revista de RPG e cultura nerd do país, e já foi colaborador da Rolling Stone Brasil. É roteirista dos mangás Ledd e Khalifor, e foi finalista do AXN Film Festival Latin America, com o roteiro do filme de curta-metragem Landau 66.

Rogerio Saladino já foi editor da Marvel no Brasil, responsável por títulos como Homem-Aranha e Wolverine, e hoje é o editor da linha de quadrinhos da Jambô Editora. Jornalista e aficcionado por terror, trabalhou também como editor nas revistas Dragon Magazine, DragonSlayer e Dragão Brasil.

Guilherme Dei Svaldi é editor-chefe da Jambô, administrador graduado e pós-graduado na UFGRS e fundador da rede de lojas Nerdz. Já foi jogador profissional de Magic: The Gathering, tendo disputado o campeonato mundial do jogo. Hoje é mestre na Guilda do Macaco, streaming oficial de Tormenta RPG.

 

Como apoiar

O financiamento coletivo de Tormenta 20 acontece no Catarse.

 

Autor(a): Karen Soarele

Autora da Série Crônicas de Myríade e de A Joia da Alma, romance oficial do universo Tormenta.

Compartilhe: