10 Dicas para Publicar seu Livro (dicas 8, 9 e 10)

Chegamos ao fim da série “10 Dicas para Publicar seu Livro”, e vou concluir falando sobre divulgação. Leia também os posts anteriores!

Confira as demais dicas:

Post 1: dicas 1, 2 e 3 (comece a planejar)
Post 2: dicas 4, 5 e 6 (tiragem)
Post 3: dica 7 (formação de preço)

8- Divulgue!

Não há uma receita de bolo para fazer a divulgação do seu livro, é a sua criatividade que vai dar a cor e o tom necessários. Mas eu tenho algumas sugestões: crie um blog/site para o livro, e coloque nele informações interessantes; faça um banner para Facebook, assim seus amigos poderão compartilhar a estreia com os amigos deles; envie convites do lançamento para as pessoas mais importantes para você.

Em relação ao lançamento, por ser um produto cultural, você pode conseguir alguma divulgação na mídia local. Para isso, escreva um breve texto explicando quem você é, o que faz, sobre o que fala o seu livro, e qual é a mensagem que você deseja transmitir com ele. Inclua as informações sobre o evento de lançamento, anexe algumas fotos condizentes com a ocasião e envie tudo isso para rádios, jornais impressos e eletrônicos da sua cidade. Se puder levar pessoalmente, é ainda melhor!

9- Faça o Lançamento do Livro

Depois de tanto trabalho para conseguir, finalmente, publicar o seu livro, é interessante você realizar um evento de lançamento. Ou seja, você terá mais trabalho ainda! O lançamento do livro é uma grande oportunidade para você divulgar seu livro, comemorar essa conquista incrível com seus amigos e familiares, e efetuar vendas.

Então defina um lugar bacana, pode ser uma livraria, uma feira de livros ou algum outro lugar que combine com sua obra (já ouvi falar de livros de culinária serem lançados em cafés, e por aí vai…), marque uma data e convide todo mundo que você conhece. Sim, todo mundo! Se você quer que compareçam 50 pessoas, convide pelo menos 200, porque a maioria não vai, mesmo! Sem contar que será muito legal encontrar aquele amigo que você não vê há anos…

Você pode servir um coquetel, um coffee break, alguns refrigerantes, ou nada. É legal oferecer algo a seus convidados, mas não é obrigatório e vai depender do quanto você pode gastar. Se tiver algum amigo disposto a tocar um instrumento, será ótimo! Mas, se não tiver, coloque um som ambiente que seja agradável a todos os ouvidos.

Ofereça a seus convidados a possibilidade de comprar o livro, e organize um espaço onde você possa sentar para recebê-los um por um. Eles comprarão o livro e virão até você para receber um autógrafo. Aproveite para tirar muitas fotos nesse momento! Mas não se esqueça de que nem todos comprarão o livro no dia, logo, não entrarão na fila para autógrafos. Por isso, é importante transitar por entre eles no início do evento, cumprimentando e tirando fotos. Procure registrar a presença de todos!

Você também pode fazer um discurso, falando sobre suas experiências no desenvolver do livro, quanto tempo levou para escrever e quais foram suas motivações. Procure não ficar apenas agradecendo um por um no discurso, pois ele ficará monótono e sem graça.

Por fim, não se esqueça de que a estrela da noite é você, então divirta-se!

10- Acredite em você

As dicas que eu dei são baseadas unicamente na minha experiência pessoal. Vá em frente, busque suas próprias experiências! Dê a cara a tapa, sempre planejando o melhor possível, e depois crie as suas próprias “10 dicas”. E lembre-se, nunca desista de seus sonhos, e nunca pare de escrever.

 
Sucesso!!
Karen Soarele

Originalmente publicado no meu blog pessoal: link.

Autor(a): Karen Soarele

Escritora de literatura fantástica, com quatro livros publicados. Ilustradora de revistas infantis e jogos para celular, atualmente se aventurando em terras canadenses.

Compartilhe: