5 Dicas para divulgar o seu livro

Quer dizer que você publicou um livro? Meus parabéns! Agora é hora de contar a novidade para o resto do mundo. Vamos às dicas!

1) Use o Facebook

É muito provável que você já use o Facebook, e por isso essa entra como a minha primeira dica: por causa da praticidade. Seus amigos já estão lá, o que facilita bastante as coisas, agora é hora de procurar por mais pessoas que gostem de ler e tenham interesse no tipo de livro que você escreve. Comece criando uma fanpage e mãos à obra!

Aqui vão algumas sugestões de publicação: Sinopse e capa do livro; Apresentação de cada um dos personagens; Resenhas do livro publicadas em blogs; Entrevistas que você conceder; Participação em eventos; Fotos do livro em livrarias; Fotos tiradas pelos leitores; etc. Dê uma olhadinha na minha fanpage, eu vivo fazendo coisas diferentes por lá. Mas essas são apenas algumas ideias, sinta-se livre para inventar. O limite é a sua imaginação!

Vamos divulgar só um pouquinho, sem fazer spam.  Oops, acho que exagerei.

Vamos divulgar só um pouquinho, sem fazer spam.
Oops, acho que exagerei.

2) Organize um Book Tour

Muitos autores iniciantes não conhecem essa ferramenta, mas ela é muito útil! Funciona assim: você disponibiliza um exemplar do seu livro para ser lido por um grupo de cinco a dez blogueiros. Cada um deverá publicar uma resenha do livro em seu blog e enviar o livro pelo correio para o próximo da lista. No final, o exemplar é sorteado entre os participantes. Resultado: Todos eles lêem o livro apenas pelo custo dos correios e você recebe novas resenhas que poderá divulgar na fanpage!

3) Meios de comunicação fora da Internet

Hoje em dia todo mundo está tão imerso na internet, que muitas vezes esquecemos de que há um mundo lá fora. Um mundo que contém jornais, revistas, rádios, programas de TV… e, pasmem: pessoas que não têm costume de acessar a internet! Isso não tem nada a ver com classe social, simplesmente existem pessoas que preferem outras formas de entretenimento.

Tudo bem, é mais difícil conseguir espaço em um veículo desses do que em blogs, mas eu dou a dica: Tenha novidades para contar! Dificilmente alguém vai querer falar sobre a simples existência do seu livro, mas isso muda se for lançamento, se você tiver acabado de ser nomeado finalista de um concurso importante, se estiver organizando um evento literário, se for dia do livro, ou sei lá! Invente, faça acontecer! Ah, e não esqueça de contar para todo mundo sobre a entrevista que você deu!

Beijo pro meu pai, pra minha mãe, e especialmente pra você, Xuxa!

Beijo pro meu pai, pra minha mãe, e especialmente pra você, Xuxa!

4) Seja você mesmo

Nossa, que conselho piegas! O que eu quero dizer é: não tenha medo de se expor, de fazer-se ouvir na multidão. Muitas vezes você será convidado a conceder entrevistas e, se ficar se escondendo, vai acabar dando apenas respostas vazias e sem graça. As pessoas querem saber quem você é, de onde veio, como foi escrever, o que traz inspiração… O autor é tão importante quanto sua obra. Ou eu deveria dizer “a obra é tão importante quanto seu autor”? Não importa. A questão é: mostre às pessoas a que você veio, e elas conhecerão a qualidade do seu livro antes mesmo de ler a primeira página.

Macho, seja você mesmo. A não ser que você seja um abestado frouxo da moléstia!"  (Tradução inlgês-cearês by Bodega Translator)

Macho, seja você mesmo. A não ser que você seja um abestado frouxo da moléstia!”
(Tradução inlgês-cearês by Bodega Translator)

5) Não trate seus leitores como gado

Quando pensamos em “leitores do livro X”, logo vem à cabeça uma massa homogênea de pessoas que pensam da mesma forma. Essa visão não poderia estar mais errada! Ao divulgar o seu livro, muita gente entrará em contato com você, fazendo perguntas sobre os mais variados assuntos, e nenhuma dessas conversas será igual à outra.

Jamais esqueça de que você está lidando com pessoas. Cada um tem sua forma única de pensar, de se expressar e até de ler. Ignorar isso é mais do que um mero descuido: é uma baita falta de respeito! Então pare agora mesmo de pensar apenas em vender livros e viva o momento! A literatura une as pessoas, aproveite! É uma oportunidade maravilhosa de construir verdadeiras amizades, que durarão por muitos e muitos anos.

"Muuuuuu!", essa é a opinião da nossa entrevistada sobre a importância da leitura no Brasil.

“Muuuuuu!”, essa é a opinião da nossa entrevistada sobre a importância da leitura no Brasil.

Existem muitas outras formas de divulgar o seu livro, mas elas podem ficar para um próximo post. Enquanto isso, que tal dar a sua opinião? Gostou das dicas ou tem alguma outra para acrescentar? Escreva nos comentários!

Espero que você se divirta com sua divulgação. Beijos e até a próxima!
Karen Soarele

Originalmente publicado na minha coluna no Bodega Online: link

Autor(a): Karen Soarele

Escritora de literatura fantástica, com quatro livros publicados. Ilustradora de revistas infantis e jogos para celular, atualmente se aventurando em terras canadenses.

Compartilhe: