Papo de Autor #04 – Registro de Livro na Biblioteca Nacional

Todas as suas dúvidas em relação ao registro de livros na Fundação Biblioteca Nacional serão sanadas neste episódio do Papo de Autor! Karen Soarele traz as perguntas recorrentes e Ana Cristina Rodrigues responde. Além de autora, nossa convidada de hoje é funcionária do Escritório de Direitos Autorais. Então dê o play e vamos nessa!

 

Sobre o Episódio #004: Registro de livro na Biblioteca Nacional

Terminou de escrever o seu livro e está pensando em como fazer para registrar? Esse episódio é para você! Falando praticamente de dentro do EDA — Escritório de Direitos Autorais —, Ana Cristina Rodrigues explica o que é direito autoral, o que é plágio, como proteger os seus direitos e como não violar os direitos dos outros autores. Nesse podcast, você vai encontrar o passo a passo de como registrar: como preencher o formulário, como imprimir a sua obra, quais documentos incluir, o que é um comprovante de residência válido, como fazer o pagamento e como enviar tudo isso para a Fundação Biblioteca Nacional.

Você também vai descobrir o que acontece com o seu livro depois que ele chega ao EDA: como é realizada a análise lá dentro, como o livro é guardado e quais são os benefícios de ter a sua obra sob a guarda da FBN. Também existem outras formas de provar anterioridade, e elas serão abordadas aqui.

E não pense que isso tudo vale apenas para livros! Você também pode registrar histórias em quadrinhos, poemas, ilustrações, trabalhos acadêmicos, conteúdo que foi publicado no seu blog, músicas e muitas outras coisas. A Ana também nos conta o que não dá para registrar.

Já faz cinco anos que eu publiquei no meu blog pessoal o guia de “Como Registrar seu livro na Fundação Biblioteca Nacional (guia passo a passo)“, e centenas de dúvidas chegaram por comentários e por e-mail a partir daquele texto. Com a incrível ajuda da Ana, sinto que finalmente conseguimos compilar todas as respostas em um só lugar. Aproveite!

Duração do episódio: 01:10:42

Edição: Ítalo Queiroz

Como ouvir: Você pode dar o play no player acima, pode ouvir pelo YouTube ou pode clicar com o botão direito aqui e salvar o episódio no seu computador.

Grupo do Papo de Autor no Facebook: Clique aqui e participe!

Participaram mandando dúvidas: Luiz Gustavo, Stephanie Marques e Leon Nunes.

 

Links dos autores

Karen Soarele, autora da série Crônicas de Myríade, de Halifax, no Canadá
Facebook | Fanpage | Instagram | TwitterSite da autora | Livros físicos | E-books

Ana Cristina Rodrigues, autora de dezenas de contos de fantasia e ficção científica, Rio de Janeiro
Facebook | Instagram | Twitter | Wattpad | Blog

Links úteis:
Lei do Direito Autoral | Escritório de Direitos Autorais

 

Sobre o Papo de Autor

Gosta de escrever? Sonha em publicar um livro? Ou será que você quer descobrir como seu autor preferido criou aquela história incrível que mudou a sua vida? Se você é apaixonado por livros, seja como autor ou como leitor, está no lugar certo. No Papo de Autor, Karen Soarele e seus ilustres convidados falam sobre seu processo de escrita, contam suas experiências no mercado editorial e dão dicas para quem está começando.

Os episódios saem todo terceiro sábado do mês. Acompanhe o podcast e embarque nessa aventura na busca pelos segredos e mistérios do processo criativo e de publicação!

 

Autor(a): Karen Soarele

Escritora de literatura fantástica, com quatro livros publicados. Ilustradora de revistas infantis e jogos para celular, atualmente se aventurando em terras canadenses.

Compartilhe: