Papo de Autor #5: Financiamento coletivo de livros

Escreveu um livro? Quer publicar? Não tem um tostão furado? Você não está sozinho! Nesse episódio, explicamos o que é financiamento coletivo e como você pode utilizá-lo para lançar seu livro. Então dê o play e vamos escutar! 😀

Recado rápido: Inscreva-se no canal do YouTube! Teremos sorteio quando chegarmos aos mil inscritos.

 

Financiamento coletivo: O que é e como utilizá-lo

Todo autor iniciante sonha com a publicação de seu livro por uma grande editora. Porém — como já falamos no episódio dois, “Como publicar um livro” — ser recebido em uma delas logo no início da carreira é praticamente impossível. Mas isso não significa que você vá desistir! É hora de arregaçar as mangas e transformar, você mesmo, o seu sonho em realidade.

Já falamos sobre tipos de publicação: por editora comercial, por editora patrocinada e como autor independente. Em todos estes casos, haverá alguém investindo uma grande soma de dinheiro na publicação: ou será uma editora, ou será você mesmo. Não me venha com história de “preciso de uma editora para publicar de graça”, que essa é a pergunta mais amadora que alguém pode fazer. Entenda como o mercado funciona, para evitar constrangimento. A verdade é: publicar requer dinheiro (de alguém).

“Mas eu tenho certeza de que meu livro será um sucesso!”

É bom ouvir isso! Se o seu livro tem potencial, se as pessoas estarão dispostas a comprá-lo, você já tem meio caminho andado. Agora, basta colocá-lo no mundo. E é para isso que o financiamento coletivo serve: para conectar você, autor, às pessoas que querem ler o que você escreve. Funciona como uma pré-venda. Eles pagam primeiro, você recebe o dinheiro que precisa para publicar o livro, e eles recebem quando estiver pronto.

Uma ideia genial, mas que só funciona quando é bem aplicada.

Nesse episódio do Papo de Autor, convidei dois escritores que já utilizaram o método de financiamento coletivo para viabilizar suas publicações. Escute o que eles têm a dizer. São dicas que só quem já passou pelo processo é capaz de dar. E lembre-se de comentar o que achou do episódio! 🙂

 

Dados do episódio:

Duração: 01:05:25

Edição: Ítalo Queiroz

Como ouvir: Você pode dar o play no player lá no topo da página, pode ouvir pelo YouTube ou pode clicar com o botão direito aqui e salvar o episódio no seu computador.

Grupo do Papo de Autor no Facebook: Clique aqui e participe!

 

Links dos autores:

Karen Soarele, autora da série Crônicas de Myríade, de Halifax, no Canadá
FacebookInstagramTwitterCatarseSiteLivros físicosE-books

Kamile Girão, autora de Fisheye, falando de Fortaleza/CE
Catarse | Blog | Chá mate com limãoFanpageInstagramFisheye físicoOutubro e-book

Claudio Villa, autor de O Vento Norte, falando de São Paulo/SP
CatarseO Vento Norte físico | Fanpage

 

Links citados no episódio:

Marina Avila: Catarse
Marina Avila: Portfolio
Dwar7s, jogo de tabuleiro do marido da Karen
Cortabundas, HQ de Talles Rodrigues, ed. Draco
Polêmica: o caso da Hamburgueria Zebeléo

 

Comentários lidos do grupo:

Luigi Lunewalker, autor de Drink Escarlate
Luan Sawada, autor de Crônicas Tupi
Santos Abakour Darl

 

Sobre o Papo de Autor

Gosta de escrever? Sonha em publicar um livro? Ou será que você quer descobrir como seu autor preferido criou aquela história incrível que mudou a sua vida? Se você é apaixonado por livros, seja como autor ou como leitor, está no lugar certo. No Papo de Autor, Karen Soarele e seus ilustres convidados falam sobre seu processo de escrita, contam suas experiências no mercado editorial e dão dicas para quem está começando.

Os episódios saem todo terceiro sábado do mês. Acompanhe o podcast e embarque nessa aventura na busca pelos segredos e mistérios do processo criativo e de publicação!

 

Autor(a): Karen Soarele

Escritora de literatura fantástica, com quatro livros publicados. Ilustradora de revistas infantis e jogos para celular, atualmente se aventurando em terras canadenses.

Compartilhe: